Programação

Tema: Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania
Data: 19, 20 e 21 de novembro (quinta, sexta e sábado)


Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos

Dia 19 de novembro – 16h às 17h30 (horário de Brasília)
Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos
A proposta desta mesa é discutir os direitos das pessoas que vivem na fronteira ou são deficientes auditivos, no que tange às suas especificidades linguísticas e a sua inserção em contextos sociais que não estão preparados para essa inclusão. Ainda, apresentar um cenário brasileiro e internacional do que está sendo feito, no campo de direitos e conquistas, para pessoas que falam uma determinada língua, seja pela deficiência auditiva ou por falarem o dialeto específico de um povo, terem acesso à educação e a comunicação na sua língua de origem. E quando inseridos em outros ambientes diferentes, quais as conquistas e lutas para que essas pessoas tenham condições de interagir com outras culturas, com a finalidade de realizar uma troca de conhecimentos em vez de terem que somente se adequar a língua e aos padrões culturais dos grupos hegemônicos.

Fronteira e direitos linguísticos – Drª Maria Matesanz Del Bairro e Drª Viviane Ferreira Martins (Universidad Complutense de Madrid)
Libras e língua de sinais boliviana – Drª Stela Perné Santos (IFMT)
Mulher na fronteira Cáceres/San Matias – Me. Marli Barboza da Silva (Unemat)
Corpo, arte e mídia – Drª Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ) e Euler David de Siqueira
Língua e identidade: um olhar sobre a fronteira entre Cáceres e San Matias – Me. Fernando Jesus da Silva (UFMT)
Mediação: Me. Geni Conceição Figueiredo Zacarkim (Unemat, Educom.JOR)

Dia 19 de novembro – 19h às 19h30 (horário de Brasília)
Abertura do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

Educomunicação como uma Epistemologia do Sul – conferencista: Profª Drª Rosane Rosa

Dia 19 de novembro – 19h30 às 21h (horário de Brasília)
Conferência: Educomunicação como uma Epistemologia do Sul
Instigada por Boaventura Sousa Santos que aponta para um “repensar a teoria crítica e reinventar a emancipação social”, Rosana Rosa vem repensando a Educomunicação como uma Epistemologia do Sul. Nesse sentido, discute o papel desse paradigma no processo de emancipação social, no contexto das organizações sociais brasileiras e latino-americanas. No âmbito da interface Comunicação e Educação, a perspectiva educomunicativa advém da experiência da comunicação e educação popular que atuam sob os referenciais de Paulo Freire e Mario Kaplun em vista de posturas dialógicas, participativas, democráticas e problematizadoras nos processos comunicativos.
Conferencista: Drª Rosane Rosa (UFSM)

Mesa 2: Infância, Consumo e Meio Ambiente

Dia 20 de novembro – 09h30 às 11h (horário de Brasília)
Mesa 2: Infância, Consumo e Meio Ambiente
Qual a relação entre consumo e meio ambiente? Como podemos trabalhar a questão ambiental a partir da educomunicação? Por que a publicidade infantil é desaconselhada? De que forma os meios de comunicação e, em especial, a televisão, contribuem para o consumismo? O que dizem as leis? Como a Educomunicação pode contribuir com uma reflexão crítica e uma mudança de comportamento em direção a um comportamento mais responsável e cidadão? Essas são algumas questões que serão debatidas nesta mesa.

Propaganda, publicidade e consumo infantil – Me. Gabriela Amorin Ferruzzi
“É suficiente! ou Basta”: contribuições da Educomunicação Socioambiental para a sustentabilidade – Dr. Rafael Gue Martini (Udesc)
Crianças e adolescentes como prosumers e cidadãos – Drª Inês Vitorino Sampaio (UFC/LABGRIM)
Educomunicação e Cultura Infantojuvenil: do convívio com a mídia ao protagonismo crítico – Dr. Claudemir Edson Viana (USP, ABPEducom)
Mediação: Drª Cristiane Parente (CECS – Universidade do Minho, Iandé Comunicação e Educação, Educom.JOR)

Mesa 3: Educomunicação e BNCC – Experiências em Mato Grosso

Dia 20 de novembro – 14h às 15h30 (horário de Brasília)
Mesa 3: Educomunicação e BNCC – Experiências em Mato Grosso
A mesa contextualiza os desafios da educomunicação a partir da proposta da BNCC e apresenta como a Educomunicação vem se desenvolvendo enquanto política pública na rede estadual de Educação Básica no Estado de Mato Grosso. Apresenta também discussão de como a Educomunicação está prevista na BNCC e a partir dos relatos das experiências desenvolvidas nas escolas estaduais de Mato Grosso entender de que forma Mato Grosso estará preparado para os novos desafios e o que pode contribuir na discussão da educomunicação em uma perspectiva nacional.

A educomunicação em Mato Grosso a partir da experiência em um projeto educomunicativo – Me. Elisângela Lopes de Lima Carvalho (Seduc-MT, Educom.JOR)
O panorama da política de Educomunicação em Mato Grosso a partir da análise das experiências das escolas estaduais – Me. João José Alencar (SeducMT, Educom.JOR)
Mediação:  Me. Cláudia Consolação Moreira (UFMT)

Mesa 4: O Jornalismo no contexto da desinformação

Dia 20 de novembro – 16h às 17h30 (horário de Brasília)
Mesa 4: O Jornalismo no contexto da desinformação
No contexto de Pós-Verdade, Infodemia e Desinformação o jornalismo tem uma grande chance de recuperar sua credibilidade mostrando a importância do seu trabalho e seus processos. Da mesma forma, a sociedade tem um papel fundamental na cobrança de meios de comunicação mais transparentes, éticos, que reconheçam seus erros, ouçam seus públicos e veiculem informações de qualidade que respeitem seu direito à comunicação e reforcem a democracia

Desinformação, ética e o erro jornalístico – Drª. Elisangela Rodrigues da Costa (Estácio Campo Grande, ABPEducom, Educom.JOR)
Observatórios de mídia e imprensa como ferramentas de Media Accountability – O papel da Sociedade – Drª Cristiane Parente (CECS – Universidade do Minho, Iandé Comunicação e Educação, Educom.JOR)
O papel do jornalismo profissional na guerra contra a desinformação – Magda Matos (SindJor/MT)
Mediação: Me. Rosana Alves de Oliveira (Unemat, Educom.JOR)

Mesa 5: Minorias, território e o direito à comunicação

Dia 20 de novembro – 19h às 20h40 (horário de Brasília)
Mesa 5: Minorias, território e o direito à comunicação
A mesa discute atual conjectura política do país e as formas de comunicação de grupos minoritários para que tenham espaço de fala e representatividade política na reivindicação e atendimento às suas demandas e defesa de suas conquistas. A mesa objetiva compreender quais as principais preocupações dos grupos minoritários abordados na mesa diante do atual contexto político brasileiro. Como esses grupos vêm se organizando para que suas demandas possam ser ouvidas e atendidas. E no campo da comunicação quais as estratégias para que suas lutas, história e a cultura cheguem a outros setores da sociedade de forma efetiva e mobilizadora.

Produção Partilhada do Conhecimento – Dr. Sergio Bairon (USP)
Educomunicação e os povos quilombolas – Dr. Thiago Cury (UFMT)
Os projetos educomunicativos no Quilombo Mata Cavalo – Gonçalina Eva Almeida de Santana
A relação educomunicativa do povo Terena e os livros didáticos – Drª Naine Terena (Faculdade Católica de Cuiabá)
“LGBT Sem Terra: O amor faz revolução”– Júlio César Barbosa Pedroso da Cruz (BAEC)
Mediação: Dr. Thiago Cury (UFMT)

Dia 21 de novembro – 9h às 12h e 15h às 16h (horário de Brasília)
Relatos de experiências e apresentações e trabalho
Eixo 1: Educomunicação, Infância e Juventude
Eixo 2: Educomunicação, Mídia-Educação, Educação Básica e BNCC
Eixo 4: Educomunicação, Meio Ambiente e Saúde
Eixo 5: Educomunicação e Políticas Públicas
Eixo 6: Práticas Educomunicativas
Eixo 7: Outras Temáticas

Professor Muniz Sodré -
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Dia 21 de novembro – 17h (horário de Brasília)
Homenagem ao Pesquisador Muniz Sodré – por Lawrenberg Advícula da Silva

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