sábado, 22 de novembro de 2014

Núcleo Regional da ABPEducom será criado no I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

O Núcleo Regional da ABPEducom será criado no I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que se realiza nos dias 25 e 26 de novembro, em Cuiabá-MT, evento simultâneo ao SemiEdu 2014. Para a instituição do Núcleo é necessário seguir as diretrizes da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Já são dois os núcleos regionais da ABPEducom. O núcleo regional no Vale do Paraíba, em São Paulo, tem sede em São José dos Campos-SP. No Rio Grande do Sul. o Núcleo está responsável de organizar, junto com a ABPEducom, o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação juntamente como o III EducomSul, que acontecerá de 10 a 12 de junho de 2015.

No último dia do Colóquio, os associados da ABPEducom em Mato Grosso, que precisam ser no mínimo cinco (5), fazem uma Ata de Formação do Núcleo Regional contendo a assinatura dos presentes. Posteriormente, a Ata será enviada à Diretoria da Associação juntamente com uma carta pedindo a autorização da formalização do Núcleo no Estado.  O presidente da ABPEducom, prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, estará presente no ato.

domingo, 16 de novembro de 2014

Mesa redonda levanta práticas educomunicativas em Mato Grosso


Há muitos projetos e programas que trabalham na interface Comunicação/Educação espalhados pelo Brasil. Muitos foram disseminados pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) como o projeto "Educomradio.Centro-oeste" (2004-2008) e a experiências das salesianas nessa área. Esses são os projetos pioneiros que a mesa redonda "Práticas Educomunicativas em Mato Grosso" irá discutir no I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

Mesa redonda vai discutir Educomunicação, políticas públicas e ABPEducom



Já existe lei que garante a Educomunicação em escolas. O programa Nas Ondas do Rádio da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo e o programa de Rádio Escola Independente da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) são projetos educomunicativos ampliados graças às leis permitem sua continuidade. São muitos os projetos educomunicativos espalhados pelo Brasil é por isso que a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) foi criada para incentivar, apoiar e sistematizar as práticas que dizem respeito à interface Comunicação/Educação.

A mesa redonda "Educomunicação, políticas públicas e ABPEducom" do I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação discorrerá por essas questões. Participam da mesa os professores Ismar de Oliveira Soares (USP), Benedito Dielcio Moreira (UFMT), Ailton Segura (UFMT); a jornalista Maria Eliete Alves Silva (UFMT) e a Ir. Maria de Nazaré Gonçalves Lima (Inspetoria Nossa Senhora da Paz - insPAZ).